Definição de composição de classe - Zerowork

Uma definição, hoje clássica, de "composição de classe".

Submitted by Joaos on October 29, 2015

(Traduzido e publicado pelo Grupo Autonomia no website Biblioteca Virtual Revolucionária em dezembro de 2000 a partir do texto em inglês, publicado em 1975, que pode ser encontrada em https://libcom.org/library/introduction-zerowork-i )

Uma definição, hoje clássica, de "composição de classe" foi publicada no primeiro número da revista estadunidense Zerowork:

"Os ´limites´ do capital não são internos a ele, tampouco a crise: ambos são determinados pela dinâmica da luta da classe operária. Para compreender a dinâmica e os ciclos de luta é necessária uma análise que deve operar em quatro níveis, interligados e necessários.

Primeiro: analisar as lutas em si mesmas, seu conteúdo, suas direções, como se desenvolvem e como circulam...

Segundo: estudar a dinâmica dos diversos setores da classe: o modo pelo qual esses setores interagem e, portanto, as relações da classe com o capital...

Terceiro: apreender as relações entre a classe operária e suas organizações ´oficiais´, ou seja: os sindicatos, ´partidos operários´, as organizações estatais de seguridade social etc. ...

Quarto: todos esses aspectos devem ser relacionados com a iniciativa capitalista, em termos de planificação social geral, investimento, inovações tecnológicas, empregos, e na forma institucional da sociedade capitalista...

Através desses níveis interdependentes de análise de classe, poderemos compreender as relações entre classe operária e capital. Elas nos permitirão especificar a ´composição da classe operária´. Ao mesmo tempo, uma semelhante análise torna visível como a classe operária modifica aquelas relações e reconstrói sua composição num nível mais alto de poder, em outras palavras, sua ´recomposição política´. Por ´recomposição política´ entendemos o nível de unidade e homogeneidade que a classe operária alcança durante um ciclo de lutas, na passagem de uma composição para outra. Essencialmente, isto exige a superação das divisões capitalistas, a criação duma nova unidade entre os diversos setores da classe e uma expansão dos limites do que a ´classe operária´ conseguia abranger."

['Introdução a Zerowork # 1']

A natureza mutante da composição de classe e da luta de classes:

A breve definição de composição de classe antes citada foi escrita em 1975. Hoje, diante das profundas mutações que redefiniram o mundo do trabalho, assalariado e não-assalariado, essa definição continua válida? O que significa luta de massas, num período em que o operário-massa parece ter perdido sua centralidade? Qual é a função das lutas das mulheres, quando a família e o ´estado providência´ continuam degringolando? Que importância adquire a circulação das lutas, numa época em que milhões de pessoas têm de abandonar seus locais de origem? Diante do colapso dos regimes capitalistas de estado e da emergência da crise econômica global, quais são as tarefas prioritárias, numa perspectiva comunista?

Comments